Linguagem C - Laços de Repetição

Os laços de repetição são usados para repetir comandos enquanto uma condição for verdadeira.










Essas estruturas fazem parte do controle de fluxo, sem elas teríamos que escrever o código, comando por comando, sem ter a possibilidade de trabalhar com condições, repetições ou saltos. Existem três comandos de laços em C, que são: for, while e do-while.

Laço - for

Usamos o comando for quando sabemos antecipadamente o número de repetições que desejamos executar. No exemplo abaixo utilizamos o comando para exibir 10 vezes a frase "olá mundo", note que fizemos a inicialização i=1, declaramos a condição i<=10, e finalizamos com o operador de incremento i++.




Laço for aninhado - No exemplo abaixo temos um for dentro da estrutura de outro for, que é chamado for aninhado.




Múltiplos - podemos exibir múltiplos de um número até uma determinada condição, por exemplo, abaixo temos um programa que exibe múltiplos de 3 até 30. 




Laço infinito - é aquele que é executado sem parar e só é interrompido quando o programa é fechado, ou quando é utilizado o comando break, assim o break interrompe o laço infinito e o programa continua sua execução normal. Sintaxe:



Laço - while

O comando while (enquanto) testa um condição enquanto ela for verdadeira, quando a condição se torna falsa (ou igual a zero) o laço é interrompido e o programa continua sua execução. É apropriado quando não conhecemos antecipadamente o número de interações que serão executadas. Veja no exemplo abaixo:




Laço do-while

O laço do-while é utilizado quando temos a necessidade de executar a declaração antes de testar a condição, garantindo assim que a declaração vai ser executadas pelo menos uma vez. Essa estrutura facilita a interpretação do bloco de instruções e permite a sua execução mesmo que o teste seja falso no inicio.



Curtiu? Se inscreva e compartilhe!
Linguagem C - Laços de Repetição Linguagem C - Laços de Repetição Reviewed by Guilherme on dezembro 02, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.