Eletrônica - Conceitos Básicos

A eletrônica é o campo da ciência e da engenharia que trata dos dispositivos eletrônicos e sua utilização, podendo ser analógica e digital. 







Neste e em artigos futuros vamos ver um pouco sobre os conceitos básicos da eletrônica.

Grandezas Elétricas

Corrente - a corrente elétrica corresponde ao movimento das cargas, ou seja, é o movimento dos elétrons dentro do condutor. Sua unidade de medida é o Ampere representada pela letra (I)

A intensidade da corrente elétrica pode variar no decorrer do tempo, de acordo com isso podemos classificar a corrente elétrica em três tipos:

Corrente Contínua - é aquela que é fornecida por pilhas, baterias, fontes de alimentação. A corrente contínua percorre em um único sentido e mantem a polaridade da tensão de saída. É representada pela sigla DC (Direct Current).


Corrente Pulsante - fornecida por retificadores, a corrente pulsante varia sua intensidade, mas permanece no mesmo sentido (negativo ou positivo).


Corrente Alternada - é aquela que é fornecida pela concessionária de energia. A corrente alternada varia o sentido ao longo do tempo e inverte sua polaridade. Sua sigla é AC (Alternating Current).


Os condutores tem uma determinada condutividade elétrica, em outras palavras, trata-se da facilidade do material em conduzir uma corrente, o que é o inverso do seu valor resistivo. Podem ser de três tipos:
  • Condutores: são os materiais que apresentam baixo valor resistivo, facilitando a passagem da corrente elétrica, por exemplo, ouro, prata, cobre.
  • Isolantes: são materiais que apresentam alto valor resistivo, dificultando a passagem da corrente, por exemplo, cerâmica, vidro, louça.
  • Semi-condutores - são os materiais que representam um valor resistivo entre os condutores e isolantes, por exemplo, germânio, silício.



Resistência - chamamos de resistência elétrica a propriedade que todo corpo possui que oferece oposição à passagem da corrente elétrica. A unidade de medida da resistência é o ohm, representado pelo simbolo ômega (Ω) e pela sigla (R).

Resistor
Tensão - o trabalho realizado por uma carga ao deslocar outra carga por atração ou repulsão é chamado de diferença de potencial, a essa força que obriga as cargas a se moverem, comumente chamamos de tensão elétrica. Sua unidade de medida é o Volt representado pela sigla (V).


Potência - é a capacidade que a corrente elétrica tem de percorrer um determinado trajeto no menor tempo possível. Sua unidade de medida é o watt representado pela letra P e pela sigla (W). Para definir o valor da potência, multiplicamos o valor da tensão pela corrente elétrica, veja a equação:

Frequência - as ondas eletromagnéticas se propagam ao longo do tempo, esse tempo é divido em períodos que é a duração de um ciclo de 360º. A frequência corresponde a um determinado número de ciclos por segundo. Sua unidade de medida é o Hertz representado pela sigla Hz.

Um Hertz equivale a um ciclo realizado em um segundo. A rede elétrica, por exemplo, é de 60 Hz, significa que ela realiza 60 ciclos por segundo.

Ciclo de um Hertz.
É muito importante entender cada um desses conceitos, por que eles são muito usados nas áreas de eletrônica, elétrica e informática. No próximo artigo vamos ver sobre a primeira lei de ohm e cálculo de resistores e capacitores. 

Curtiu? Deixe seu comentário!

Eletrônica - Conceitos Básicos Eletrônica - Conceitos Básicos Reviewed by Guilherme on novembro 22, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.