Introdução ao Banco de Dados

O banco de dados é um conjunto de dados relacionados entre si que visam produzir algum sentido, que são as informações. Desde a antiguidade o ser humano tem a necessidade de guardar informações, compostos por seus sistemas de numeração, atividades comerciais, entre outros. Hoje as informações são vitais para as organizações.


Para trabalhar com o banco de dados utilizamos o Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), o que facilita a organização e a rapidez na recuperação dos dados. Os SGBD's mais utilizados no mercado são: Oracle, MySQL, SQL Server, entre outros.

Modelos de Base de Dados

Neste artigo vamos ver os principais modelos de base de dados, que são: Plano, Relacional e Orientado a Objetos.

Modelo Plano

Modelo plano ou tabular, é composto por matrizes simples, bidimensionais. São a base das planilhas eletrônicas.

Modelo Relacional

O modelo relacional substituiu os modelos hierárquico e de rede. Neste modelo os dados são classificados como relações ou tabelas. As colunas contém os atributos, um ou mais atributos podem ser definidos como chave primária e pode ser consultada em outras tabelas, o que é chamado de chave estrangeira. Os atributos também recebem todas as regras e restrições.


Modelo Orientado a Objeto

Também conhecido como diagrama de classes, este modelo é composto por classes, elas definem a estrutura e o comportamento do conjunto de objetos. Sua estrutura contém atributos (valores de dados) e associações (ou relacionamentos). 

Transações

As transações são processos executados em um banco de dados e obedecem a quatro propriedades conhecidas como ACID, que são:

Atomicidade - a atomicidade garante que todas as transações sejam executadas, caso uma delas falhe, todo o processo deve ser revertido (rollback). Se todas as ações forem concluídas, as transações podem ser efetivadas e persistidas (commit).

Consistência - as regras e restrições definidas devem ser obedecidas para que as transações sejam feitas de modo correto. 

Isolamento - com o acesso simultâneo aos dados é necessário que haja um isolamento entre as operações para que uma transação não interfira uma na outra e nem influenciem os resultados.

Durabilidade - a durabilidade garante que os dados serão gravados de modo definitivo e não poderão ser apagados caso haja queda de energia, erros, etc..

Curtiu? Deixe seu comentário!

Introdução ao Banco de Dados Introdução ao Banco de Dados Reviewed by Guilherme on novembro 17, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.