Eletrônica - Multímetro Digital e Analógico

O multímetro é um instrumento que permite fazer a leitura de várias grandezas elétricas, por exemplo, tensão, corrente, resistência, capacitância, indutância e frequência, e também fazer testes em diodos, transistores. 






Esse instrumento é essencial na realização de reparos e testes, nesse artigo vamos ver dois tipos principais, multímetro digital e analógico. 

Multímetro Digital

O multímetro digital é bastante utilizado para realizar medições de grandezas elétricas pela facilidade de uso e por ser um aparelho de fácil acesso. Veja a imagem abaixo:
Partes principais:

Display - local onde é mostrado os resultados das medições.

Seletor de função - permite selecionar a grandeza e sua escala de corrente, tensão, resistência, que ser á medida.

Bornes de Entrada - são os terminais utilizados para conectar o instrumento ao circuito ou componente. Podem ser de três tipos:
  • COM: terminal comum ou negativo.
  • VΩ mA: terminal para medir tensão, corrente, resistência. É o terminal positivo, no caso de medida de corrente e tensão.
  • 10A: terminal para medir corrente até 10 amperes.

Multímetro Analógico

A vantagem em utilizar o multímetro analógico é que ele é utilizado para casos específicos em que há variações no valor de grandezas, pela sua facilidade em verificar as variações através do movimento dos ponteiros.


As seleção das escalas no multímetro analógico é semelhante ao digital, por exemplo, se quisermos medir a tensão em uma tomada 127 Volts, devemos colocar o seletor sobre a grandeza ACV, na escala de 250, o resultado vai ser exibido pelo ponteiro na escala ACV (em vermelho).

Escalas e Bornes

HFE: medidor de transistor.

DCV/VCC: medidor de tensão em corrente contínua. Para o teste, é colocada a ponta de prova preta (-) no terra e a vermelha (+) no terminal do componente. A medida é feita da escala maior para menor.

ACV/VCA: medidor de tensão em corrente alternada. Na escala ACV, colocamos o seletor sempre na maior escala para evitar danos ao aparelho e diminuímos de acordo com o resultado até o valor mais próximo da leitura desejada.

Ω/Ohm: medidor de resistência. A resistência dos componentes podem ser medida com apenas um terminal do componente fora da placa, ou com o componente completamente retirado da placa, o que dá maior exatidão na leitura. É necessário saber o valor do componente antes de fazer a medição, a fim de que seja selecionada a escala mais apropriada.

No multímetro analógico o valor da resistência é composto por 5 faixas X1, X10, X100, X1K, X10K. Essas faixas são multiplicadores para obter o resultado, por exemplo, Faixa X1 = [valor lido] x 1.

DCA: medidor de amperagem em corrente contínua. Fornece o valor de corrente que passa por um determinado condutor.


Curtiu? Se inscreva e compartilhe!
Eletrônica - Multímetro Digital e Analógico Eletrônica - Multímetro Digital e Analógico Reviewed by Guilherme on dezembro 08, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.