Segurança da informação e Ferramentas de Rede

Se você é fã de segurança da informação e redes de computadores, neste artigo vamos ver algumas ferramentas que vai nos ajudar a entender como tudo funciona na prática, instalar e testar cada uma dessas ferramentas vai te ajudar entender como funciona a comunicação entre portas, como são utilizados o protocolos de rede, monitoramento, servidores de arquivos, endereçamento IP, vulnerabilidades, entre outras coisas.



Com esse conhecimento em mente, você pode aprofundar seus estudos pesquisando mais sobre programação, protocolos, criptografia, servidores, firewalls, ameaças, redes e segurança da informação no geral. Vejamos: 

IPScanner

O IPScanner é utilizado por administradores de rede, ele escaneia os dispositivos de rede e nos dá acesso a pastas compartilhadas e servidores FTP.



Wireshark

Utilizamos o wireshark para analisar o tráfego em uma rede, assim podemos ver a troca de informações e os protocolos de rede utilizados na comunicação. Podemos utilizar uma ferramenta semelhante, o Microsoft Network Monitor.



Metasploit

O Metasploit é utilizado para fazer análises de vulnerabilidades e facilitar testes de penetração e desenvolvimento de assinaturas para sistemas de detecção de intrusão (IDS).



Honeypot

O honeypot é uma ferramenta que simula falhas de segurança e colhe informações sobre quem tenta invadir um sistema. Na imagem abaixo temos uma imagem do valhala honeypot, ele cria servidores, FTP por exemplo, que detecta quando o usuário tenta invadir o sistema.



GFILANguard

O GFILANguard é uma ferramenta paga, que permite a análise dos equipamentos de rede e se esses apresentam alguma falha que poderia apresentar algum risco a segurança, assim essa ferramenta nos ajuda a detectar falhas em um sistema e fazer sua correção.



Curtiu? Deixe seu like na nossa página do Facebook.

Segurança da informação e Ferramentas de Rede Segurança da informação e Ferramentas de Rede Reviewed by Guilherme on janeiro 23, 2019 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.