Linguagem C - Funções

Utilizamos as funções para trabalhar com rotinas. Elas nos ajudam a escrever códigos mais simples e de fácil entendimento, além de reduzir seu tamanho, porque você não vai precisar fazer o mesmo código várias vezes.




Na linguagem C precisamos de três componentes para adicionar uma função a um programa, que são: o protótipo da função, a chamada à função e sua definição. Veja o exemplo abaixo:




Uma função deve ser declarada antes de se fazer sua chamada, utilizamos para isso o protótipo da função, ele é importante para que o compilador verifique a sintaxe de chamada à função, sem ele o compilador não consegue verificar se há erros em seu código. 

Se definirmos a função antes da chamada à função, o protótipo não é obrigatório, dessa forma nosso código ficaria assim:


No protótipo da função definimos o tipo, o nome e os parâmetros. 


A função main é responsável pela execução dos comandos. Um programa pode ter uma ou mais funções, sendo essa a principal. Definimos também os comandos que serão executados e a chamada à função.




Na função que foi definida será realizado o cálculo e seu retorno. O tipo de função deve estar de acordo com o retorno que foi definido, quando a função não retorna nada ela é do tipo void. No entanto, se não definirmos o tipo da função assume-se que ela é do tipo inteiro(int).




Toda função segue um padrão geral em sua declaração, veja:

tipo nome_da_funcao (tipo1 parâmetro){

         instruções;

         return valor_de_retorno
}

Nesse artigo vimos alguns conceitos básicos das funções em C, teste os exemplos acima, você também pode modificá-los e criar suas próprias funções.

Curtiu? Deixe seu comentário!
Linguagem C - Funções Linguagem C - Funções Reviewed by Guilherme on dezembro 30, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.