Introdução ao Arduino

Arduino é uma plataforma livre e de fácil acesso para prototipagem eletrônica, com ele podemos desenvolver diversos projetos relacionados à eletrônica, robótica, IoT, entre outros. O limite é sua imaginação, o Arduino é acessível, tem baixo custo, é flexível e é fácil de usar, com ele você pode criar projetos básicos a avançados.








Nesse artigo veremos uma introdução sobre seus principais componentes, sua programação e seu funcionamento, conceitos básicos para começar a desenvolver nossos projetos.

Placa Arduino


O Arduino utiliza uma placa única, ou seja, tem todos os componentes necessários para seu funcionamento. Seus principais componentes são: portas de Entrada/Saída digital e analógica, porta Serial/USB para ligar ao computador, entrada de energia e o microcontrolador Atmega328.



Interface de Programação Arduino


O Arduino utiliza software embarcado para controlar os dispositivos, sua linguagem de programação é essencialmente C/C++. A programação é feita através da IDE Arduino ou por meio do Editor Web, que pode ser acessado no site oficial aqui.

O Arduino Também utiliza bibliotecas, que são programas básicos incluídos na IDE quando você baixa pela primeira vez, são usadas para controlar a maioria dos dispositivos, como Ethernet, GSM, SD, Servo, etc... Veja na imagem abaixo:

IDE Arduino - Imagem direita: bibliotecas.

Na imagem podemos ver a estrutura básica de um programa Arduino. O comando int led = 13 é utilizado para determinar em qual pino da placa o LED foi conectado. Para determinar a rotina, acender o LED, é utilizado o comando setup(). O loop() é usado para chamar a repetição do bloco de comandos ou até que seja desligada.

Shields Extensores

Os shields são expansões que disponibilizam várias funções, como manipulação de motores, rede sem fio, leitor de cartão SD, LCD, Ethernet, etc. São conectados direto na placa Arduino.


Shield Ethernet

Projetos

O Arduino é uma plataforma flexível e de fácil uso, o limite é a imaginação. Com o crescimento da tecnologia ficou mais fácil desenvolver projetos que podem nos auxiliar no dia a dia. A tendência é que isso se torne cada vez mais interessante com o uso da internet das coisas(IoT), robótica e a inteligência artificial. 

Acesse o site do Arduino e veja os diversos projetos desenvolvidos com a plataforma, Aqui

Curtiu? Deixe seu comentário! 
Introdução ao Arduino Introdução ao Arduino Reviewed by Guilherme on novembro 16, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.