Linguagem de Programação

A Linguagem de programação é o meio que utilizamos para dar instruções  ao  computador através de regras sintáticas. Esse conjunto de palavras compostos por essas regras é chamado de código fonte. 





O código fonte precisa ser convertido em código de máquina, por meio de interpretação ou compilação, para ser executado pelo computador. Dessa forma o programador pode definir sobre quais dados o  computador vai atuar, como esses dados vão ser armazenados e transmitidos.

As linguagem de programação são feitas para adotar uma linguagem mais próxima da linguagem humana, o que é chamado de linguagem de alto nível. Isso facilita a execução das tarefas pelo programador e aumenta sua produtividade.

Interpretação e compilação

Como mencionado o código fonte precisa ser traduzido em linguagem de máquina, na compilação o código é todo traduzido para só depois ser executado, é dito então que o programa foi compilado, é armazenado e pode ser executado quantas vezes for necessário sem que haja necessidade de nova compilação.

A interpretação ocorre quando o código é executado à medida que vai sendo  traduzido, como em JavaScript, BASIC, Python ou Perl, ocorre uma execução imediata dos trechos do código.



Conceitos

Programação estruturada – essa forma de programação sugere que todos os programas podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e repetição. A programação estruturada ainda é bastante influente, visto que muitas pessoas aprendem programação através dela, embora a orientação a objetos tenha superado o uso de linguagens estruturadas.

Programação modular – a programação modular é a forma na qual o desenvolvimento das rotinas de programação são feitas através de módulos, que são ligados entre si por meio de uma interface comum.

Programação orientada a objetos - a programação orientada a objetos é baseada no paradigma de orientação a objetos, responsável pela produção de software baseado na composição e interação entre diversas unidades de software chamadas de objetos.

Os objetos são definidos por um conjunto de classes que determina o comportamento (definido nos métodos) e estados possíveis (atributos) de seus objetos, bem como a interação com outros objetos.

Programação linear - é uma importante área da otimização, e lidam com problemas de otimização em que a função objetivo e as restrições são lineares. 

Classificação

A Association for Computing Machinery (lit. Associação para Maquinaria da Computação) ou ACM mantém um sistema de classificação  com os seguintes 
sub-itens:
  • Linguagens aplicativas, ou de aplicação
  • Linguagens concorrentes, distribuídas e paralelas
  • Linguagens de fluxo de dados
  • Linguagens de projeto
  • Linguagens extensíveis
  • Linguagens de montagem e de macro
  • Linguagens de microprogramação
  • Linguagens não determinísticas
  • Linguagens não procedurais
  • Linguagens orientadas a objeto
  • Linguagens de aplicação especializada
  • Linguagens de altíssimo nível



Quanto ao paradigma - As linguagens de programação podem ser reunidas segundo o padrão que seguem em sua sintaxe. Esses padrões podem ser divididos em dois grupos: imperativo e declarativo.
  • Imperativos - São aqueles que facilitam a computação por meio de mudanças de estados, são eles: Procedural, de estruturas de blocos, de orientação a objetos e da computação distribuída.
  • Declarativos - são aqueles nos quais um programa especifica uma relação ou função, são divididos em: Funcional e da programação lógica.

Quanta a estrutura de tipos - essa estrutura está ligada diretamente ao tipo das variáveis e suas atribuições, são elas:
  • Fracamente tipada - onde o tipo de variável muda dinamicamente dependendo da situação, como PHP e Smalltalk.
  • Fortemente tipada - onde o tipo da variável se mantem o mesmo até ser excluída da memória, como JAva e Ruby.
  • Dinamicamente tipada - onde o tipo da variável é definida em tempo de execução, ou seja, enquanto o programa estiver executando, como SNOBOL, APL, Awk, Perl, Python e Ruby.
  • Estaticamente tipada - onde o tipo de variável é definido em tempo de compilação, que se refere ao momento em que o programa é compilado, como Java e C.


Quanto ao grau de abstração - Esse padrão se refere ao quão inteligível é a linguagem de programação para o ser humano, divide-se em: linguagem de baixo, médio e de alto nível.


Quanto a geração - Não há consenso entre autores sobre a geração das linguagens de programação, no modelo abaixo, feito por Henri Bal e Dick Grune é enfatizado o aspecto da aplicação, que são: 
  • Primeira geração - linguagem de máquina.
  • Segunda geração - linguagens de montagem (assembly).
  • Terceira geração - Linguagens procedurais.
  • Quarta geração - Linguagens aplicativas.
  • Quinta geração - Linguagens voltadas a Inteligência artificial como as linguagens lógicas (Prolog) e as linguagens funcionais (Lisp).
  • Sexta geração - Redes neurais.


Curtiu? Deixe seu comentário, dúvida!

Linguagem de Programação Linguagem de Programação Reviewed by Guilherme on maio 20, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.